Transportadora

Gostou? compartilhe!

Ao contrário do que se pensa, o trabalho duma transportadora não é simples. Para efetuar uma entrega, por menor que esta seja, a remessa passa por várias etapas até ser despachada.

Como uma transportadora funciona?

A começar pelo fato de que uma empresa de transportes, seja qual for o porte, só pode realizar serviços rodoviários, a rotina é de pura corrida contra o tempo para oferecer custo-benefício ao cliente.

Para se ter ideia, a primeira etapa que uma transportadora realiza no processo de entrega já é um tanto complicada: a chamada “fase de autorização de transporte da carga” dá-se pela escolha do cliente pela transportadora de sua preferência, de modo que precisa autorizá-la a lidar com sua carga por meio de documento chamado Conhecimento de Transporte.

A primeira etapa já é um tanto complicada, já que é necessário emitir 7 vias do conhecimento de transporte para cada parte ou órgão envolvido no processo.

E quanto aos veículos de entrega?

A empresa pode realizar as entregas por meio da própria frota de caminhões, de terceiros ou mesmo efetuar a contratação de autônomos, serviços de motoboy, entre outros.

Como é feito o planejamento para entrega de remessas?

Uma empresa de transportes realiza planejamento verificando cada fator logístico para cumprir prazo e horário de entrega, de modo que trabalha com fragmentação de viagem, intercâmbio de cargas e código de rastreio.

Ao realizar um pedido e este for aprovado, devo receber alguma documentação para acompanhar a carga?

Sim.

  • Ao efetuar uma compra e o pagamento for aprovado, o cliente passará para o processo de acompanhamento da remessa, de modo que deverá receber um e-mail com a Nota Fiscal Eletrônica, ou mesmo o CT-e (Conhecimento de Transporte-Eletrônico) para acompanhar o pedido.
E no caso de entregas expressas?

Uma transportadora pode exercer suas funções com diferentes modais (rodoviário, aéreo, ferroviário, etc), inclusive utilizar serviços de motoboys para lidar com cargas menores, alternativa que economiza tempo e dinheiro tanto da empresa quanto do cliente.

A Transbritto possui frota própria de carros e trabalha com serviço de motoboy. A empresa tem unidades em São Paulo, Barueri, Guarulhos e Alphaville e disponibiliza orçamento através do site.